domingo, 2 de fevereiro de 2014

SEEDUC RJ INAUGURA COLÉGIO DE ENSINO MÉDIO INTERCULTURAL BRASIL-EUA. Colégio é a segunda escola bilíngue pública do Brasil. Formará estudantes fluentes em inglês em 3 anos em Nova Iguaçu. Saibam mais aqui:


 30/01/2014 - 16:36h - Atualizado em 30/01/2014 - 16:53h 

Alunos receberão aulas bilíngues em horário integral

Os moradores de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, acabam de receber uma proposta educacional inédita na rede pública do país. Nesta quinta-feira, dia 30/01, o governador Sérgio Cabral, o vice-governador e coordenador executivo dos Projetos e Obras de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, e o cônsul geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, John Creamer, inauguraram mais uma Dupla Escola, no Ciep 117 – Carlos Drummond de Andrade, que ofertará Ensino Médio Intercultural, em horário integral, com aulas ministradas em português e inglês.

– Acredito no mérito, na luta, na capacidade. Estamos inaugurando em Nova Iguaçu um modelo de educação de Ensino Médio. – destacou o governador Sérgio Cabral, que inaugurou ontem, no Ciep 449, em Niterói, o Ensino Médio Intercultural Brasil-França.

O secretário de Educação, Wilson Risolia, agradeceu àqueles que contribuíram para concretizar o sonho de oferecer aos estudantes da Baixada a oportunidade de receberem um certificado de Ensino Médio com proficiência em língua inglesa.

– Esta iniciativa é inédita no país, mas nada seria possível sem o apoio do Consulado e de todos os parceiros envolvidos. Em 2016, ano das Olimpíadas, esses jovens estarão no último ano de formação, e seria incrível vê-los acompanhando as delegações estrangeiras – disse Risolia.

A iniciativa é fruto de convênio entre a Seeduc e o Condado de Prince George, no Estado de Maryland (EUA), e conta com o apoio do Consulado Geral dos Estados Unidos. No dia 03 de fevereiro, um time - formado por 128 alunos divididos em quatro turmas - terá acesso a uma metodologia moderna. Ao longo de três anos (período de realização do Ensino Médio), serão beneficiados 384 estudantes.

Entre os contemplados, está a jovem Rafaella Gama dos Santos, de 13 anos, moradora de Magé.

- Vou acordar às 4 horas da manhã e pegar dois ônibus, mas vai valer a pena. Acho que terei oportunidades até mesmo para viajar para fora do país – vislumbrou.

Orgulhosa, a mãe da aluna, Elane de Assis Gama, não vê a hora de ver sua filha formada em outro idioma.

- Estou feliz e emocionada. Quando, há cerca de um ano, ouvi o secretário falar sobre a criação de uma escola bilíngue, comecei a chorar pensando nas minhas filhas que sempre quiseram seguir esse caminho. Agora, esse sonho se tornou realidade – contou Elane.


Para a realização das reformas de adequação do espaço, foram investidos cerca de R$ 500 mil e mais de R$ 190 mil em equipamentos. O espaço conta com 18 salas de aula, auditório, biblioteca, cozinha e refeitório, quadra de esportes e laboratórios de idiomas, ciências e informática.

A proposta pedagógica prevê a adoção do formato dual language 90/10, no qual as disciplinas são separadas em dois grandes grupos e ministradas em português e em inglês, alternando-se a carga horária destinada para cada idioma. Assim, as aulas para um grupo de disciplinas deverão ser ministradas em português durante 90% da carga horária total, destinando-se os 10% restantes para a realização de atividades menos complexas em inglês. Outro grupo de disciplinas deverá ter suas aulas ministradas em inglês durante 90% da carga horária total, destinando-se 10% para atividades de menor complexidade em português.


Para a construção do projeto, a Seeduc contou com a colaboração de dois consultores em línguas, disponibilizados pela Superintendência de Escolas Públicas do Condado de Prince George e pela Embaixada dos Estados Unidos, que apoiaram na elaboração, no desenvolvimento e na implantação da proposta pedagógica.

- Desde o primeiro dia que ouvi falar sobre o Programa Dupla Escola, fiquei impressionado. A proposta de oferecer aos alunos formação para o mercado de trabalho é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do estado do Rio. – John Creamer, acompanhado do consultor Efrain Diaz.

Todos os professores dessa unidade da rede estadual passam por formação e deverão dedicar 30h semanais para implementação da proposta pedagógica inovadora da escola.

Na Base Nacional Comum e na Parte Diversificada, os alunos estudarão Língua Portuguesa/Literatura, Arte, Educação Física, Física, Química, Biologia, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Ensino Religioso, Produção Textual, Resolução de Problemas Matemáticos, Língua Estrangeira obrigatória (Inglês) e Língua Estrangeira optativa (Espanhol).


Na parte específica, haverá Geografia, Matemática, Núcleo Linguístico e Projeto de Integração Global.

Professor da rede e ganhador de 40 prêmios literários, nacionais e internacionais, Francisco Evandro de Oliveira, aceitou o desafio de lecionar Física tendo como base a nova metodologia. Ele garante que colégio de Ensino Médio Intercultural não será importante apenas para os alunos, mas também para os docentes.

- É uma aprendizagem dos dois lados. Teremos à disposição um laboratório de línguas onde poderemos aperfeiçoar nossos conhecimentos não só em inglês, como em outros idiomas – disse Francisco Evandro, morador de Belford Roxo, que, entre outras unidades, atuou no CE José Leite Lopes (Nave), na Tijuca, e no CE João Alfredo, em Vila Isabel.

Dica para a rede estadual
O Departamento de Estado Americano recomenda o site American English (www.americanenglish.state.gov), que oferece uma variedade de materiais e recursos para o desenvolvimento profissional dos professores e para estudantes na sala de aula. Na página, são encontradas novas formas de praticar inglês e aprender mais sobre os Estados Unidos.

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