sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Vinte programas da Bienal do Livro, que começa nesta sexta-feira, no Riocentro. Até 08 de Setembro 2019.

Martinho da Vila e Elza Soares se encontram na quarta-feira
Martinho da Vila e Elza Soares se encontram na quarta-feira Foto: Divulgação

Desde que o mundo é mundo, o ser humano eterniza suas histórias nos livros. De hoje a 8 de setembro, muitas dessas narrativas — sejam elas de ficção ou reais — ficarão ao alcance do público na 19ª Bienal do Livro. Para ocupar quatro pavilhões do Riocentro, na Zona Oeste, já dá para entender que, de pequeno, o evento não tem nada: com um público aguardado de 600 mil pessoas, mais de 300 autores internacionais e nacionais, R$ 44 milhões de investimento e cerca de 5,5 milhões de obras disponíveis para venda, a edição 2019 da grande festa do livro do Rio se consolida como o quarto maior evento da cidade, atrás apenas do réveillon, do carnaval e do Rock in Rio.
— O hábito da leitura pode até estar enfraquecido, mas as pessoas lotam esses eventos. Como sou positivista, encaro essa presença como um sinal de que podemos virar o jogo e valorizar mais a leitura — afirma Martinho da Vila.
Na quarta-feira, às 19h, o sambista e escritor se junta a Elza Soares no papo “Muito além da música”. Na mesa, mediada pelo apresentador Zeca Camargo, os lendários artistas relembram suas trajetórias e promovem discussões sobre política, racismo e feminismo (veja ao lado este e mais 19 programas imperdíveis do evento até quinta-feira).
— Quando era jovem, eu não imaginava que minha vida viraria história — conta a cantora, que no ano passado lançou a biografia “Elza”: — Não me sinto nervosa por saberem mais sobre mim. Livro é para ler.
Abaixo, você confere este e 19 outros programas imperdíveis na 19ª edição da Bienal do Livro, de hoje a 8 de setembro no Riocentro:
Sexta-feira
Hoje, às 17h, no Café Literário, a premiada romancista, ensaísta e autora infantojuvenil Ana Maria Machado é a estrela do encontro “Cinco décadas de literatura: homenagem a Ana Maria Machado”.
Hoje, às 19h, Rachel Lippincott, escritora de “A cinco passos de você”, que ganhou sua versão para as telonas neste ano, participa da conversa “Entre mídias, telas e livros”, na Arena #SemFiltro. Também integram o papo o roteirista da série "The umbrella academy” Gabriel Bá e o autor do livro que inspirou o seriado “Birdbox”, Josh Marleman.
Sábado
A escritora C. J. Tudor, responsável pelos best-sellers internacionais “O homem de giz” e “O que aconteceu com Annie”, aborda os principais pontos sobre a escrita de suspenses amanhã, às 11h, na Arena #SemFiltro.
A zen-budista Monja Coen, que destaca a sabedoria como fonte de cura para o sofrimento, participa do debate “Esperança, fé e juventude na atualidade”, amanhã, às 15h30, com Braulio Bessa e Cissa Guimarães, na Arena #SemFiltro.
Seis vezes vencedor do Prêmio Jabuti, o autor Laurentino Gomes lança “Escravidão”. Amanhã, às 15h, ele estará na mesa “Laurentino Gomes conversa com Flávia Oliveira sobre a história da escravidão no Brasil”, no Café Literário. Na terça, às 10h30m, no mesmo espaço, ele será entrevistado por Claufe Rodrigues, em “GloboNews Literatura”.
Amanhã, a atriz Mariana Ximenes participa do debate “Feminismos” ao lado de Heloisa Buarque de Hollanda e Giovana Xavier. A dose de girl power acontece no Café Literário, às 19h.
O pop sul-coreano também marca presença no evento com a sessão de autógrafos das escritoras Babi Dewet, Érica Imenes e Natália Pak, porta-vozes do K-pop no Brasil. O encontro com fãs rola amanhã e domingo, às 14h, no estande da Autêntica, no Pavilhão Azul.
Domingo
No domingo, às 13h, o autor best-seller de autoajuda Mark Manson fala em mesa que leva o nome de seu maior sucesso de vendas, “A sutil arte de ligar o foda-se”, na Arena #SemFiltro.
A cantora e atriz Lellezinha fala, neste domingo, às 17h, na Arena #SemFiltro, sobre como a escrita empodera e move as estruturas externas e internas da mulher.
Na mesa “Poesia compra sapato!”, Projota bate um papo sobre os novos rumos do gênero literário a partir da viralização nas redes sociais e da popularização do rap. O encontro acontece no domingo, às 15h, na Arena #Semfiltro.
Segunda-feira

Susana Naspolini, repórter do RJ Móvel, do RJ TV 1ª edição
Susana Naspolini, repórter do RJ Móvel, do RJ TV 1ª edição Foto: Sergio Zalis
Na segunda-feira, a repórter do “RJTV” Susana Naspolini abre o coração no debate “Entre a dor e a esperança”, que acontece às 17h, no Café Literário.
Na segunda-feira, às 19h, na Arena #SemFiltro, o vocalista do Detonautas, Tico Santa Cruz, propõe uma reflexão sobre o uso de entorpecentes no debate “Drogas — É bom, mas é ruim”.
Às 19h de domingo, o ex-jogador de vôlei Tande mergulha, junto com o jornalista Leo Dias, no mundo das biografias de famosos, na Arena #SemFiltro.
Terça-feira
Mauricio de Sousa participa de um bate-papo sobre o lançamento do livro “Viagem ao Japão e ao Brasil”. Terça, às 11h30m, no espaço Pela Estrada Afora. No dia seguinte, às 15h, no Encontro com Autores, o criador da “Turma da Mônica” fala sobre a conexão entre os dois países.

Mauricio de Sousa participa de debates sobre o Japão
Mauricio de Sousa participa de debates sobre o Japão Foto: Divulgação
Na terça-feira, às 17h, os cantores Lobão e Rogerio Flausino, do Jota Quest, relembram os principais momentos da música brasileira. Vai rolar na Arena #Semfiltro.
Quarta-feira
Estrela do público teen com mais de dois milhões de livros vendidos, a autora, jornalista e apresentadora Thalita Rebouças se junta a Fernanda Gentil e Maisa Silva em uma conversa com fãs no encontro “Ela disse, ele disse”, na Arena#SemFiltro. É na quarta, às 17h.

Maisa Silva também é presença confirmada na Bienal do Livro
Maisa Silva também é presença confirmada na Bienal do Livro Foto: Divulgação
Martinho da Vila e Elza Soares são os convidados da mesa “Muito além da música”, que aborda temas como política, racismo e feminismo. Na quarta, às 19h, no Café Literário. A mediação é de Zeca Camargo.
O Japão é o país homenageado do evento, que conta com mesas especiais sobre sua literatura. Na quarta-feira, às 17h, no Café Literário, os escritores André Kondo e Lúcia Hiratsuka falam da influência e alcance da cultura nipônica no debate “A beleza que vem do Japão”.
Todos os dias
Pela primeira vez, o evento vai dedicar um pavilhão inteiro ao público infantil. Numa área de 500m², crianças e pais viverão uma experiência sensorial em um cenário que recria uma floresta. O espaço “Pela estrada afora” terá ambientes narrativos remetendo a clássicos infantis e promete estimular o gosto dos pequenos pela leitura.
Uma réplica do quarto do youtuber Luccas Neto, sucesso entre as crianças, estará no teto do estande das Lojas Americanas, no Pavilhão Verde. A atração ficará disponível durante todos os dias da Bienal.
Riocentro: Av. Salvador Allende 6.555, Barra — 2441-9100. Seg a sex, das 9h às 21h. Sáb e dom, das 10h às 22h. R$ 30. Livre. Até o dia 8 de setembro. Senhas para a Arena #SemFiltro (450 lugares) e Encontro com Autores (410 lugares) são distribuídas com 2h de antecedência na Central de Distribução. Entradas para o Café Literário (235 lugares) são liberadas com 1h de antecedência na entrada do espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário