Secretário participa de cerimônia de formatura de MBA em Gestão na Educação
Por Fatima Rocha / Fotos: Marcia Costa
Nesta quarta-feira (09/10), na sede da Firjan, no Centro do Rio, o secretário de Estado de Educação, Antonio Vieira Neto, participou da cerimônia de formatura da terceira turma de MBA Gestão Empreendedora com Ênfase em Educação. A solenidade marcou a entrega simbólica dos certificados aos 170 gestores diplomados, representados no ato por Joséli Ramos Pontes. A oferta do curso para educadores da Seeduc é resultado de convênio firmado, em 2012, entre a Secretaria de Estado de Educação e o Sesi-RJ, e já formou cerca de 550 educadores. Também esteve presente a subsecretária de Gestão de Pessoas, Claudia Raybolt.
O curso visa formar gestores empreendedores em educação, capazes de intervir de forma criativa e inovadora na gestão escolar, no seu papel de líder da escola, tanto pedagógico quanto administrativo. A partir deste ano, o projeto agregou também os agentes de Acompanhamento de Gestão (AAGEs) e, hoje, duas turmas com 400 cursistas estão em andamento com encerramento previsto para novembro de 2016.
O secretário agradeceu a todos os parceiros e destacou que a ideia é capacitar cada vez mais os profissionais da rede estadual.
– Precisamos lembrar que a educação exige qualificação o tempo todo e também que a educação vive um século com outras expectativas, tanto para o professor como para o aluno. O gestor educacional tem que ter a capacidade de olhar o quanto o mundo mudou e o quanto isso impacta o cotidiano das nossas escolas. Ter uma formação como essa cria um diferencial para esse diretor. Vocês saem mais ricos desse processo pelo estudo de novas metodologias, e também pela troca de conhecimentos e convívio com os colegas diretores. Esse é um momento de festa, temos que comemorar muito - destacou Antonio Neto.
As diretoras Christianne Muller Lisboa Fraga, do C.E. José Ignácio de Azevedo; Sheila Patrícia de Rezende Costa, do C.E. Antonina Ramos Freire; e Andrea Louzada Azevedo, do C.E. José Leite Lopes, além de os professores da Universidade Federal Fluminense, Deise Marques, Joysi Moraes e Mônica Garelli, receberam o Mérito Acadêmico da UFF. A coordenadora do programa de pós-graduação, Andrea Marinho, também recebeu o mesmo reconhecimento pelo trabalho realizado.
Jacqueline Rangel Rosa, diretora adjunta do Ciep 412 – Doutor Zerbini, em São Gonçalo, lembrou que tudo que é criado para ajudar no desenvolvimento da escola é sempre válido.
– O MBA foi de grande valia. Aprendemos muito. Vou aproveitar os conhecimentos adquiridos, inclusive em projetos já idealizados. Dispendemos um tempo precioso, mas o retorno foi valioso – concluiu.
O diretor geral Francisco da Silva Gomes Junior, do C.E. Pedro Álvares Cabral, em Copacabana, considera a iniciativa da realização do curso muito importante para os gestores.
– Os diretores saem daqui com uma visão da gestão educacional ampliada. O curso trouxe conteúdos em disciplinas como gestão financeira, gestão pedagógica e uso das ferramentas educacionais tecnológicas, entre outras, que vão nos ajudar em várias ações dentro da escola. E vamos multiplicar o que aprendemos aqui: reuniremos a equipe do colégio e vamos compartilhar esse conhecimento.
Na parte da manhã, houve apresentação do Plano de Empreendimento (PLEM) e a defesa do trabalho final do curso. A proposta do plano, orientado por um professor, é criar uma ação na escola ou ambiente organizacional que atue de forma significativa e inovadora na melhoria da aprendizagem dos alunos da escola ou rede de ensino. O trabalho é estruturado a partir da caracterização do empreendimento, com análise e estratégias de marketing, planejamento financeiro, de organização e gerência.
Também participaram da cerimônia pela Seeduc: a diretora de Formação e Desenvolvimento, Jorzéia Amorim; a coordenadora de Treinamento, Trícia Figueiredo; e o assessor da superintendência de Avaliação e Acompanhamento, Reinaldo Oliveira.
Mais sobre o curso
A especialização Lato Sensu é oferecida na modalidade semipresencial, tem carga horária de 360 horas, com 18 encontros presenciais no final de cada mês, no auditório da sede da Seeduc, quando ocorrem as revisões e avaliações. A parte acadêmica e a certificação são de responsabilidade da Universidade Fluminense e o material didático, da Firjan.
Fonte: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/fique.asp?EditeCodigoDaPagina=17339
http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=2670672
Nenhum comentário:
Postar um comentário