12/11/2013 - 17:41h - Atualizado em 12/11/2013 - 19:21h
» Michelle Lorencini / Fotos Cris Torres / Fotos: Marcia Costa
O evento, que vai até o próximo dia 14, proporciona a aquisição de livros com 30% de desconto
A Secretaria de Estado de Educação iniciou, nesta terça-feira (12/11), o 7º Salão do Livro das Escolas Estaduais. Nesse período, os professores e diretores da rede poderão adquirir livros com descontos de 30% sobre o preço 140 selos editoriais. O encontro acontece até quinta-feira (14/11), no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova.
O evento é uma das ações do Programa Estadual de Leitura (PEL) e tem como objetivo incentivar o gosto pela literatura por meio da realização de atividades pedagógicas nas escolas. Desde a sua primeira edição, em dezembro de 2007, o Salão do Livro permite que as unidades da rede acrescentem alguns clássicos às bibliotecas e salas de leitura (desde a literatura tradicional à contemporânea).
- Este 7º Salão é o primeiro articulado ao programa de leitura da rede. Este é um ano estratégico, em virtude da Prova Brasil e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. Esta edição foi toda pensada neste contexto. Estamos investindo 3,5 milhões - disse o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia.
A abertura do evento foi feita pelo coral do Colégio Estadual Nilo Peçanha, em São Gonçalo. A programação incluiu, ainda, palestras, apresentações, premiações dos melhores projetos de leitura e sessão de autógrafos com autores convidados.
A diretora do Colégio Estadual Alfredo Pujol, Clarice Melchior, destacou a participação dos alunos na escolha dos livros.
- Já chegamos aqui com tudo programado, sabendo exatamente o que comprar. Ficamos felizes com esse trabalho da Seeduc em conjunto com as escolas e em conexão com o projeto de leitura. A escolha dos livros foi feita em sala de aula com os professores de Língua Portuguesa. É preciso ter sensibilidade para identificar o tipo de livro que os alunos gostam de ler. Na nossa unidade há essa preocupação - ressaltou a diretora.
Para a aluna Ruth Elisa Vital, da 3ª série do Ensino Médio, esses eventos despertam a curiosidade dos estudantes.
- É a primeira vez que participo e estou adorando. Estamos no momento de desenvolver o gosto pela leitura. O mais interessante é que podemos sugerir livros que gostamos de ler, que nos interessam - afirmou a aluna.
Melhores projetos, palestras e apresentações
Nesse primeiro dia de evento, os colégios premiados com os melhores projetos de leitura e seus respectivos temas foram o E.E. Professor Oswaldo da Rocha Camões, da Regional Médio Paraíba, com “Diversidade e Cidadania; o C.E. Clodomiro Vasconcelos, da Regional Centro Sul, com “Aquarela Brasileira”; o C.E. Presidente Castelo Branco, da Regional Metropolitana VII, com “Nossa Pluralidade Cultural em Foco”; o C.E. Fernando Figueiredo, da Regional Metropolitana V, com “Pluralidade Cultural”; e o Ciep 196 São Teodoro, da Regional Metropolitana I.
Entre os convidados do dia, o cineasta Eduardo Goldenstein conversou com os alunos sobre a adaptação de obras literárias para o cinema. Como exemplo, explicou como trabalhou a obra de Lygia Bojunga, “Corda Bamba” para o cinema, um dos seus últimos trabalhos. O encontro foi organizado pela Secretaria de Cultura, dentro projeto Cinema Para Todos, uma parceria com a Seeduc.
Em um dos estandes, o professor Renato Velloso distribuiu o seu livro “Lecionando Filosofia para Adolescentes” em um concorrido momento de autógrafos.
Várias apresentações pontuaram os projetos de leitura das unidades escolares. Um grupo de alunos do C.E.Fernando Figueiredo trouxe a música de Vinícius, O Pato, em uma versão remixada que recebeu muitos aplausos e o C.E. Castelo Branco também homenageou o poetinha com Garota de Ipanema, uma dança focando na pluralidade cultural.
A diretora do C.E Presidente Castelo Branco, na direção há dois meses após o processo seletivo, conta que criou esse grupo de balé que reúne alunos do Ensino Médio e Fundamental e trabalhou a obra de Vinícius, poesia e música, dentro da dança. Ela fala dessa primeira experiência no 7º Salão do Livro.
– É um prazer estar participando desse projeto. Consegui me tornar diretora graças ao processo seletivo criado em 2011 e, agora, posso estar aqui, trazendo nossos alunos para um evento como esse. A leitura traz mudanças positivas e importantes na vida deles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário