10/06/2013 - 16:34h - Atualizado em 10/06/2013 - 16:44h
» Fotos: Cris Torres
Proposta pedagógica estabelece um modelo de Educação Integral
A Secretaria de Estado de Educação assinou convênios com 11 novos parceiros do programa Dupla Escola nas áreas de Vocação Profissional (Telecomunicação, Saúde e Biotecnologia, Cozinha e Serviço, Tecnologia) e Idiomas (Francês, Inglês, Espanhol, Mandarim e Turco). O evento aconteceu no Salão Nobre, do Palácio Guanabara, nesta segunda-feira (10/06).
Na ocasião, o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, falou sobre a oportunidade que os alunos da rede estão tendo de pensar no futuro profissional a longo prazo. Segundo ele, a meta da Secretaria é que, em dez anos, 100% da rede de Ensino Médio seja em formato Dupla Escola.
- É uma meta muito ousada, mas estamos trabalhando para isso. Sem as parcerias e o apoio da área Pedagógica da Seeduc, que também abraçou essa ideia, nada disso seria possível. Além do programa, os estudantes da rede estão tendo a chance de ingressar em grandes Universidades. Recebemos, recentemente, cinco bolsas de estudo da Puc-Rio. Temos, ainda, 20 bolsas do Ibmec e 45 da UniCarioca. São oportunidades extraordinárias para os nossos estudantes, porque muitos deles não conseguem vaga em uma universidade pública – afirmou o secretário.
Entre os novos parceiros estão a Microsoft; Libra Terminais S.A. e Multiterminais; Ministério da Educação, Cultura e Esportes da Espanha e Instituto Cervantes; Pontifícia Universidade Católica (PUC) e Instituto Confucius; Consulado Geral da França; Instituto Cultural Brasil Argentina/Consulado Geral da República Argentina; Axis Biotec/Cryoprax/Criobiologia Ltda; Centro Cultural Brasil Turquia (CCBT); Superintendência das Escolas Públicas de Prince George; Fundação Assistencial Xuxa Meneghel e Embratel; e Nissan.
Criado pelo Governo do Estado em 2008, o modelo de ensino integrado agrega ao Ensino Médio cursos que oferecem aos alunos competências, atitudes e valores indispensáveis à vida profissional e em sociedade. A nova proposta pedagógica estabeleceu um modelo de Educação Integral voltado para o desenvolvimento de novas habilidades para a formação profissional.
Nesse novo modelo pedagógico de ensino, as disciplinas da base comum estão integradas à educação profissional, visando também à preparação para o mercado de trabalho. Atualmente, o Dupla Escola é adotado em unidades da rede estadual de ensino, algumas delas em sistema de parcerias com instituições ou empresas apoiadoras do programa ou em escolas onde a iniciativa é exclusivamente pública.
Com um currículo inovador, em jornada ampliada e com foco na formação geral, as disciplinas são integradas de forma a oferecer um processo educacional em que o jovem percebe a utilidade e a necessidade do conhecimento para o exercício de qualquer profissão. E os resultados desse tipo de experiência têm sido estimulantes: a maior parte dos alunos formados por essas escolas no ano passado estão em universidades e/ou no mercado de trabalho.
Atualmente, as escolas criadas em parcerias com instituições e entidades são: Colégio Estadual José Leite Lopes (Nave), na Tijuca – em parceria com o Instituto Oi Futuro, oferece cursos de Geração de Multimídia e Programação de Jogos Digitais e Roteiro para Mídias Digitais; Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz (Nata), em São Gonçalo - primeira escola de tecnologia de alimentos do Estado do Rio que conta com o apoio do Instituto Grupo Pão de Açúcar, da Cooperativa Central dos Produtores de Leite (CCPL) e da Secretaria de Agricultura (SEAPEC), e oferece cursos de Panificação e Leite e Derivados; Colégio Estadual Erich Walter Heine, em Santa Cruz - surgiu de uma parceria com a Thyssenkrupp CSA, criando o curso de Administração com foco na preservação ambiental e que funciona em prédio construído dentro de especificações sustentáveis; Colégio Estadual Chico Anysio, no Andaraí - com o trabalho do Instituto Ayrton Senna, do Ibmec e da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, a unidade oferece formação em mercado e negócios e a prática esportiva em luta olímpica e esgrima.
Entre os colégios de iniciativa exclusivamente pública, a rede conta com o Centro Interescolar Miécimo da Silva, em Campo Grande, onde os alunos podem optar por cursos de Administração, Edificações ou Informática. O Colégio Estadual Pedro II, em Petrópolis, proporciona cursos de produção de Áudio e Vídeo e o Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I, também na região Serrana (Nova Friburgo), oferece curso de Administração. O Colégio Estadual Agrícola Barão de Langsdorff, em Magé, atende aos alunos da região com curso de Agropecuária e o Colégio Estadual Infante Dom Henrique, em Copacabana, orienta os estudantes interessados na atividade hoteleira, com curso de Hospedagem.
Em 2012, o programa Dupla Escola recebeu o prêmio Barão de Mauá como inovação. O objetivo é que toda a rede, nos próximos dez anos, adote esse modelo de educação integral.
Parceiros
|
Área do projeto de parceria Dupla Escola
|
Microsoft Ltda
|
Tecnologia
|
Libra Terminal rio S.A.
Multiterminais Alfandegados do Brasil Ltda
Estaleiros Enseada do Paraguaçu S.A.
|
Portos
|
Pontifícia Universidade Católica Do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Instituto Confucius
|
Idioma
|
Superintendência de Escolas Públicas do Condado de Prince George
|
Idioma
|
Ministério de Educação, Cultura e Esporte da Espanha
Instituto Cervantes
|
Idioma
|
Consulado Geral da França no Rio de Janeiro
|
Idioma e Cozinha e Serviço
|
Axis Biotec – Cryopraxis Criobiologia Ltda
|
Saúde e Biotecnologia
|
Instituto Cultural Brasil Argentina / Consulado da Argentina
|
Idioma
|
Centro Cultural Brasil Turquia - CCBT
|
Idioma
|
Fundação Assistencial Xuxa Meneghel
Embratel
|
Telecomunicação
|
Nissan
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário