Rio -  Estão abertas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), as inscrições para 5.800 vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). Os interessados podem se inscrever em cinco Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda da SMTE, portanto carteira de identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Comprovante de Residência e o número do NIS.
Curso de costureiro também está sendo oferecido pelo programa | Foto: Reprodução Internet
Curso de costureiro também está sendo oferecido pelo programa | Foto: Reprodução Internet
Dentre os cursos profissionalizantes estão os de operador de telemarketing, pintor de obras ou de automóveis, soldador, eletricista, pedreiro de alvenaria, auxiliar de operações em logística, operador de computador, costureiro, modelista, confeccionador de bolsas e bijuterias, dentre outros.
Com duração média de dois a quatro meses, as capacitações são abertas a pessoas com registro no CadÚnco do Governo Federal, e que tenham como meta à qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho. Os cursos são executados pelo Senai Rio.

Todos os usuários terão gratuidade nas mensalidades, material didático, transporte e alimentação durante os cursos. Mais informações sobre a iniciativa nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) do município, no site da SMAS, www.rio.rj.gov.br/smds, ou no telefone 1746, da Central de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura do Rio.
Confira os endereços dos Centros Públicos de Emprego: Tijuca – Rua Camaragibe, 25; Méier – Rua Vinte e Quatro de Maio, 931; Ilha do Governador – Estrada do Dendê, 2.080; Jacarepaguá – Estrada do Guerenguê, 1.630 – 2º andar e Campo Grande – Rua Barcelos Domingos, 162.