Rede estadual conquistou 11 posições
Nesta
sexta-feira (31/08), o governador Sérgio Cabral, o vice-governador Luiz
Fernando Pezão e o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia,
prestaram uma homenagem aos servidores da Educação pelos resultados
obtidos no Ideb – Índice de Desenvolvimento de Educação Básica. Em
apenas um ano, a rede estadual subiu 11 posições, saindo da 26ª para a
15ª colocação no Ensino Médio.
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Nesse momento de celebração, não posso deixar de destacar a motivação
desse grupo. A partir do reconhecimento e do mérito, as coisas podem ser
mudadas, e foi justamente isso que aconteceu com a Educação. O grande
legado que vamos deixar será a institucionalidade, os investimentos e,
sobretudo, a elevação da autoestima. Vamos dar prosseguimento ao
excelente trabalho que tem sido feito, rumo aos primeiros lugares no
Ideb – afirmou o governador.
O
Rio de Janeiro foi, ao lado de Goiás, o estado que alcançou o maior
número de posições. Outra conquista importante foi a redução do nível de
abandono e, no quesito proficiência (indicador que mede a aprendizagem
dos alunos), o Rio foi o que mais avançou entre os estados da Federação.
Durante
o evento, além de agradecer o apoio e a dedicação de todos os
profissionais da Educação, o secretário Wilson Risolia ressaltou o
compromisso de dar continuidade ao trabalho realizado no último ano, e
apresentou alguns projetos que serão desenvolvidos para que os índices
de avaliação das escolas da rede continuem crescendo.
Entre
os principais estão a inauguração de mais uma unidade com Ensino Médio
Integrado (C. E. Chico Anysio); o novo modelo para a Educação de Jovens e
Adultos, previsto para ser lançado em setembro; e o programa de estágio
remunerado com foco na orientação vocacional.
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Chegamos ao momento de comemorar o resultado positivo de tantos
esforços. Tenho a honra de trabalhar com pessoas que sabem fazer a
diferença. Tínhamos apenas 2% de chance de alcançar a 15ª posição, o que
muitos consideravam impossível. Contrariamos a lógica estatística e
mostramos que temos capacidade para enfrentar os obstáculos. Temos,
simplesmente, duas escolas entre as cinco melhores do Brasil – afirmou
Risolia.
O
evento contou com a presença de profissionais da Seeduc, entre
subsecretários, superintendentes, gestores, diretores regionais;
Integrantes do Grupo de Trabalho – IGTs; professores inspetores
escolares; coordenadores de Gestão de Pessoas; os diretores das escolas
que apresentaram o melhor desempenho no estado: C.E. Waldemiro Pitta –
1º colocado no Ideb do estado e 2º no ranking nacional e C.E. Oscar
Batista – 2º colocado no Ideb do estado e 3º no ranking nacional; e a
diretora do C.E. Chequer Jorge - ganhador da etapa estadual do Prêmio
Gestão Escolar.
IDEB
A
melhora do ranking do Ideb só pode ser alcançada graças as conjunto de
ações estratégicas, colocadas em prática ao longo da atual gestão. Entre
as principais estão a aplicação da ferramenta de gestão escolar, a
GIDE; a implementação do Currículo Mínimo; a criação dos processos
seletivos para funções estratégicas, como direção de escolas e
regionais; a redução da carência de professores – que passou de 12 mil
em dezembro de 2010 para os menos de um mil atuais; entre inúmeras
outras frentes de trabalho.
Para
acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos, a Seeduc criou a
avaliação diagnóstica semestral, o Saerjinho, rapidamente reconhecida
por todos como uma ferramenta indispensável para professores e alunos
acompanharem o trabalho desenvolvido, detectarem dificuldades e
corrigirem rumos.
Pensando no profissional da educação, o Planejamento estabeleceu a remuneração variável por metas atingidas e a criação de benefícios para os docentes, como auxílio transporte. Com o mesmo objetivo, a Seeduc concentrou seus esforços na regularização dos passivos com os servidores e ofereceu, de 2011 até hoje, a formação continuada para 11 mil docentes.
No
Planejamento, a boa gestão e aplicação dos recursos foi uma das
prioridades para melhor atender professores e alunos tanto nos
benefícios oferecidos como na priorização de um espaço escolar de
qualidade. Esse princípio levou a Seeduc a uma redução de gastos na
ordem de R$ 165 milhões em 2011, e um investimento de R$ 120 milhões na
infraestrutura das unidades escolares.
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