segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Inscrições para mais de 6 mil vagas da Faetec terminam na quinta-feira, dia 30 de Novembro 2017.

FAETEC
FAETEC Foto: Fábio Guimarães
Extra
Tamanho do texto A A A
As inscrições para seleção da Faetec terminam na próxima quinta-feira, dia 30. São 6.917 vagas para Educação Infantil, Ensino Fundamental, Formação Geral e Normal de Ensino Médio, Ensino Técnicos de Nível Médio e Educação Superior. O cadastro pode ser feito por meio do site www.faetec.rj.gov.br ou diretamente na página da Selecon, organizadora do processo seletivo.
De acordo com a instituição, são 5.485 para o Ensino Técnico de Nível Médio , sendo 2.165 na modalidade Integrada — para quem terminou o Ensino e 3.320 na Subsequente e Concomitância —, destinadas a quem concluiu o Ensino Médio e deseja fazer somente o Técnico na instituição e a quem está matriculado no Ensino Médio na Faetec.
O concurso também inclui 120 vagas para Especialização em Enfermagem e 32 em Teatro. Na educação básica, são 189 oportunidades na Educação Infantil, 261 no Ensino Fundamental e 180 no Ensino Médio (Formal Geral/Normal Médio). O Ensino Superior soma 650 vagas.
Ensino Técnico
Entre os destaques do Ensino Técnico está o curso de informática com 915 vagas oferecidas nas três modalidades. Há chances também em Administração, Análises Clínicas, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Química, Manutenção Metroferroviária, Mecânica, Modelagem do Vestuário, Telecomunicações, Construção Naval, Segurança do Trabalho, entre outros.
A seleção é gratuita para o ingresso nos segmentos de Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio de Formação Geral e Normal). Para as vagas de Ensino Técnico e Vestibular, haverá uma taxa de inscrição no valor de R$ 52,50.
— Estamos na reta final de inscrições e é muito importante que o candidato não perca o prazo de ingresso no próximo ano letivo. O processo seletivo para os cursos técnico e de ensino superior será por meio de prova, a ser realizada no dia 17 de dezembro — pontua o presidente da Faetec, Miguel Badenes.
O ingresso na formação Técnica de Teatro, da ETE Martins Pena, será feito por meio de Teste de Habilidade Específica. Já as vagas na Educação Básica serão definidas em sorteio, marcado para o dia 9 de dezembro pela Loteria Federal.​

https://extra.globo.com/emprego/inscricoes-para-mais-de-6-mil-vagas-da-faetec-terminam-na-quinta-feira-22119324.html

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Provas e gabaritos do ENEM 2017. Vejam aqui:


Veja os Gabaritos e Provas

Aqui você pode conferir o gabarito oficial do Enem 2017 e fazer o download dos Cadernos de Provas.
Atenção: escolha o gabarito referente à sua cor de prova em cada dia da aplicação.
E boa sorte!

Acesse também pelo aplicativo Enem 2017

Veja Seu Resultado

Nada no Enem é tão esperado quanto o resultado.
Fique ligado nas datas de cada divulgação.

Resultados Individuais

O seu resultado será divulgado, por área de conhecimento, em janeiro de 2018, na Página do Participante e no aplicativo Enem 2017.
Tenha seu CPF e senha em mãos.
Aguarde!

Resultados Treineiros

Se você fez o Enem para uma autoavaliação dos seus conhecimentos terá que esperar mais um pouquinho.
Pelo menos 60 dias depois da divulgação dos resultados finais.

Espelhos da Redação

Você já saberá quanto tirou na redação, mas com o espelho e a chamada vista pedagógica poderá entender o motivo da nota.
A data dessa divulgação será informada depois.
Aguarde!

Uso dos Resultados

Seu desempenho no Enem agora vira a chave para você entrar na Educação Superior e se beneficiar de programas governamentais de financiamento e apoio ao estudante. Conheça os programas ligados à nota do Enem: SISU, PROUNI e FIES.
Fonte: https://enem.inep.gov.br/#/depois?_k=4du0zt

domingo, 5 de novembro de 2017

Enem 2017: veja o que é preciso levar e o que é proibido no local de prova


Provas só podem ser feitas com caneta preta de tubo transparente. Veja a lista de itens proibidos e quais documentos de identificação serão aceitos.

Por G1
 
G1 explica regras para realizar a prova do Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa no domingo (5) com portões abertos a partir das 12h. Mas, para entrar no local de prova e poder encarar as 90 questões de linguagens e ciências humanas, é preciso prestar atenção a alguns detalhes que podem fazer a diferença. Separar o material necessário para os dias de provas é uma das tarefas importantes (veja abaixo o resumo em tópicos).
O motivo da eliminação de dois em cada dez participantes no ano passado tem relação com o fato de "portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impresso, anotações e etc.".
Caneta preta de tubo transparente e documento original com foto são obrigatórios no Enem 2017 (Foto: Ardilhes Moreira/G1)Caneta preta de tubo transparente e documento original com foto são obrigatórios no Enem 2017 (Foto: Ardilhes Moreira/G1)
Caneta preta de tubo transparente e documento original com foto são obrigatórios no Enem 2017 (Foto: Ardilhes Moreira/G1)

MOTIVOS DE ELIMINAÇÃO

  1. Não marcar o tipo de prova e não escrever a frase ou marcar mais de um tipo de prova e não escrever a frase - 44,35 %
  2. Portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e etc. - 19,77 %
  3. Ausentar-se das sala de provas sem o acompanhamento de um aplicador, ou ausentar-se em definitivo antes de decorridas duas horas - 9,10%
  4. Portar, após ingressar na sala de provas, qualquer tipo de equipamento eletrônico ou de comunicação - 7,41%
  5. Não cumprir as instruções contidas na capa do caderno de questões - 4,47%
  6. Não guardar equipamentos eletrônicos em embalagem porta-objetos - 4,05%
  7. Não atender as orientações da equipe de aplicação - 2,61%
  8. Não manter a embalagem porta-objetos embaixo da carteira durante a realização das provas - 1,57%
  9. Prestar, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata - 1,33%
  10. Outros - 5,32%

O QUE PRECISA LEVAR

  • Documento original com foto na validade (não vale carteirinha de estudante ou certidão de nascimento)
  • Caneta preta de tubo transparente
  • Cartão de confirmação impresso: contém data e local da prova. Está disponível na página do participante, no site do Enem

O QUE É BOM LEVAR

  • Água
  • Alimento (lanchinhos leves, como fruta ou sanduíche, em pote transparente; alimentos industrializados lacrados)
  • Cartão de confirmação impresso (ele não é obrigatório)

O QUE É PROIBIDO

  • Lápis, borracha, calculadora
  • Fone de ouvido
  • Óculos escuros
  • Boné, chapéu, gorro
  • Aparelho eletrônico, como celular, tablet
  • Relógio
  • Livros e anotações

SE LEVAR ALGUM DOS OBJETOS:

Colocar os objetos proibidos, como celular, dentro do envelope lacrado, embaixo da carteira, que será dado pelo fiscal.

Confira os detalhes

O edital do Enem deixa claro quais são os objetos permitidos e proibidos durante as provas. Por exemplo: candidatos não poderão fazer o exame vestindo boné ou qualquer tipo de aparelho eletrônico. Além disso, fazer o Enem a lápis ou com caneta azul ou colorida é um critério para a eliminação: o Enem só pode ser feito com caneta preta esferográfica e de tubo transparente.
Outros itens que devem ficar fora das salas, segundo o edital, são borracha, apontador, lapiseira, grafite, livros, manuais, impressos, anotações, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou similar, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

Documentos de identidade

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirma no edital que nem todos os documentos de identidade serão aceitos no Enem. Eles precisam ter foto de identificação e ser expedidos por autoridades específicas. Veja abaixo a lista de documentos que os candidatos poderão usar nos dias de provas:
  • Cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
  • Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006
Documentos não permitidos: protocolos, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), crachás e identidade funcional de natureza privada, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, ou ainda, cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas

Exceções

De acordo com o edital do Inep, é possível que um candidato faça o Enem sem apresentar um documento de identidade válido, mas só em casos "extravio, perda, furto ou roubo" do documento. Porém, para conseguir essa permissão é preciso apresentar, no local de provas, um boletim de ocorrência feito com menos de 90 dias de antecedência do exame. Além disso, o candidato precisará passar por um processo especial de identificação, com o fornecimento de outros dados pessoais, e assinar um formulário específico.

Cartão de confirmação

Caneta preta e documento de identificação são os únicos itens obrigatórios para fazer o Enem. Mas o Inep recomenda que os candidatos levem, impresso, o cartão de confirmação, já que ele contém todas as informações sobre a inscrição, como o local de provas, o endereço exato e o número da sala em que o participante fará o Enem.
Faltam poucos dias para o Enem e muita gente ainda não sabe onde vai fazer a prova