sexta-feira, 27 de maio de 2016

PALESTRA: CONCURSOS MILITARES E O PAPEL DA MULHER NAS FORÇA ARMADAS - IESK 20 Mai 2016.

PESSOAL NO ÚLTIMO DIA 20 DE MAIO DE 2016 NO AUDITÓRIO DO I.E. SARAH KUBITSCHEK, O PROFESSOR FRANCISCO JÚNIOR DE GEOGRAFIA DO INSTITUTO, MINISTROU A PALESTRA SOBRE CONCURSOS MILITARES COM ÊNFASE NO PAPEL DA MULHER NAS FORÇAS ARMADAS.

Com destaque para o primeiro concurso da ESPCEX - Escola Preparatório de cadetes do Exército - com VAGAS PARA MULHERES. Ver edital em http://www.espcex.ensino.eb.br/

Seguem o conteúdo da palestra em PDF, algumas fotos do evento e os agradecimentos ao nosso querido ALAN SILVA idealizador e organizador do evento.

Um abraço a todos Prof Francisco Júnior - www.facebook.com/enemconectado

Baixar apresentação em Power Point : https://drive.google.com/file/d/0B611wLGWBymUazdUV0FBZVRWcUE/view

Baixar apresentação em PDF: https://drive.google.com/file/d/0B611wLGWBymUdWRDUllZX1diS1U/view?usp=sharing

FOTOS:
Foto 1 - Alan Silva e alunos participantes
Foto 2 - Alan Silva e alunos participantes
Foto 3 - Alunos participantes

Foto 4 - Prof Francisco Júnior e alunos participantes
 Foto 5 - Alunos participantes



SITE CONEXAÇÃO ESCOLA PERMITE CONSULTA A TODOS OS CONTEÚDOS DA SEEDUC RJ: Currículo, Boletim on Line; material estudo e muito mais. Acessem:

Nele é possível consultar tudo que interessa para os estudantes da rede pública estadual, familiares e professores.
O currículo básico (por disciplinas); Boletim on Line; Quadro de Horários e muito mais.
Então... Vamos lá... 

Seeduc lança ‘Conexão Escola’

 21/12/2015 - 15:50h - Atualizado em 21/12/2015 - 15:50h
Novo portal reúne os sites "Conexão Aluno" e "Conexão Professor"

A partir desta segunda-feira (22/12), estudantes, responsáveis e professores da rede estadual de ensino poderão acessar as informações do ‘Conexão Aluno’ e do ‘Conexão Professor’ em um só lugar. O novo portal ‘Conexão Escola’ reúne as funcionalidades dos antigos sites, tornando o acesso às diferentes seções ainda mais prático e fácil.

Além de atender alunos e docentes, com informações e links personalizados, o novo portal traz como novidade uma área específica para a família. Os responsáveis poderão saber mais sobre os projetos educacionais e também interagir com a Seeduc, por meio do link “Central de Relacionamento”.

Mesmo com as mudanças, estudantes e educadores não precisam se preocupar. Todos os dados e elementos disponibilizados nos portais “Conexão Aluno” e “Conexão Professor” (Boletim Online, Cartão Estudante, Quadro de Horários, Currículo Básico, Docente Online, concursos, mobilidades, processos seletivos, entre outros) continuam preservados no novo endereço. Basta clicar na área correspondente.

Acesse www.conexaoescola.rj.gov.br e confira esse novo canal que a Seeduc preparou para o público. 

PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL CEDERJ - MODALIDADE INTENSIVA: INSCRIÇÕES DE 31 MAIO a 07 JUNHO 2016. Vejam aqui:

O que é?

 O Pré-Vestibular Social (PVS) é um curso preparatório para as provas de acesso às universidades, uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através de sua Secretaria de Ciência e Tecnologia e da Fundação CECIERJ.

Para quem é?

PVS é dirigido a interessados que já concluíram ou estão frequentando o último ano do Ensino Médio ou equivalente e que desejam realizar as provas de acesso às universidades, mas que não têm condições de arcar com os custos dos cursos preparatórios particulares.

Quanto Custa?

PVS é totalmente gratuito, inclusive o material didático.

Como ingressar?

São abertos dois processos seletivos por ano. Para o Extensivo, com aulas de março a dezembro, as inscrições são abertas entre dezembro e fevereiro e para o Intensivo, com aulas de junho a dezembro, as inscrições são abertas em maio.

Quantas vagas oferece?

PVS disponibilizou, em 2014, 18.420 vagas para o Extensivo e 3456 vagas para o Intensivo.

Onde são as aulas?

PVS abrange 39 municípios no estado do RJ e conta com 56 polos de aulas (veja a lista no Onde Estamos).

Quando ocorrem as aulas?

As aulas são aos sábados, na maioria dos pólos, das 8h às 17h. Em Campo Grande, Duque de Caxias e Nova Iguaçu são oferecidas turmas duas vezes por semana no período da tarde. No Centro do Rio há turmas no horário noturno, também duas vezes por semana, às segundas e quartas.

Quais são as disciplinas oferecidas?

Tanto no Extensivo quanto no Intensivo são oferecidas as disciplinas de Biologia, Espanhol, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português, Química e Redação.

Quem são os professores?

Os professores passam por um rigoroso processo seletivo constando de provas de conteúdo e didática.
http://cederj.edu.br/prevestibular/selecao-de-alunos-2/

SISU 2016 - 2ª edição com inscrições até 2 de junho de 2016. Para quem fez ENEM 2015. Saibam tudo aqui:

Sisu vai abrir inscrição para 2ª edição de 2016

Processo vai ficar aberto até 23h59 de 2 de junho. Para participar, é preciso ter feito o Enem em 2015 e tirado nota acima de zero na redação.

Do G1, em São Paulo
As inscrições para a segunda edição de 2016 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam na segunda (30) e vão até as 23h59 de 2 de junho. Serão oferecidas 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior.
Só poderá se inscrever o estudante que tenha participado da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido nota acima de zero na prova de redação. As inscrições, gratuitas, serão feitas pelo site ( http://sisu.mec.gov.br ).
No site já é possível pesquisar as vagas disponíveis. É possível realizar a busca por município, instituição ou curso. Em uma consulta ao http://sisu.mec.gov.br/cursos , é possível verificar que 33 cursos de medicina oferecerão vagas. A UFRJ é a instituição com o maior número de vagas: 100. A Universidade de São Paulo (USP), que no primeiro Sisu de 2016 fez sua estreia, não oferece vagas nesta segunda edição do ano.
O estudante pode se inscrever em até duas opções de vaga e, no ato, deve incluí-las em ordem de preferência. O resultado da única chamada será divulgado no dia 6 de junho de 2016 na página do Sisu e nas instituições de ensino superior.
O aprovado deverá realizar sua matrícula na instituição selecionado na chamada regular nos dias 10, 13 e 14 de junho de 2016. Há ainda a possibilidade de os participantes que não foram convocados para sua primeira opção participarem da lista de espera.
Entenda o Sisu
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o meio utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar novos estudantes de cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior. O sistema usa as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para determinar quais candidatos terão direito às vagas.
Veja abaixo detalhes do programa:
O que é o Sisu?
O Sisu é um sistema de processo seletivo, criado em 2009 pelo MEC, que usa as notas do Enem para selecionar estudantes para cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior.
Quem pode participar?
Os estudantes que fizeram o Enem e que tenham obtido nota acima de zero na redação poderão se inscrever no Sisu. As duas edições do Sisu de um determinado ano sempre utilizam os dados do Enem do ano anterior. Por exemplo, nos Sisu de 2015, valem apenas as notas do Enem 2014.
Como funciona o Sisu?
O Sisu ocorre em duas edições em cada ano. O MEC determina um período de inscrições durante o qual o candidato pode:
- inscrever-se em até dois cursos ofertados pelas universidades participantes (primeira e segunda opção)
- alterar suas opções quantas vezes quiser durante o prazo de inscrições.
Ao final da etapa de inscrições, o Sisu convocará os candidatos que tiverem melhor classificação em cada curso, por modalidade de concorrência, conforme a nota do Enem.
Caso a nota do candidato permita convocação nas duas opções de vaga, ele será selecionado em sua primeira opção.
Como o Sisu calcula a nota de corte?
Durante o prazo de inscrições, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso uma vez por dia. O cálculo toma como base o número de vagas disponíveis e o total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. A nota de corte válida será aquela registrada no último dia de inscrições. Até esse fechamento, o candidato pode optar por mudar de cursos ou universidades.
Quais as modalidades de concorrência no Sisu?
O candidato pode escolher se concorre às vagas de "ampla concorrência", às vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) ou às vagas destinadas para as demais políticas afirmativas de cada instituição.
Qual o percentual da reserva de vagas para a Lei de Cotas?
Todas as universidades que participam do Sisu reservaram, pelo menos, 37,5% das vagas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Até 2016, as instituições deverão atingir o percentual de 50% de vagas reservadas.
É preciso ter uma nota mínima no Enem para participar do Sisu?
Sim, por dois aspectos. Primeiro, será vetada a participação de candidatos que tenham zerado a redação. Em segundo lugar, o MEC esclarece que algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesses casos, o próprio sistema vai alertar o candidato durante o processo de inscrição.
Existe lista de espera no Sisu?
Os candidatos que não foram selecionados em nenhuma das suas opções de curso na chamada regular ou os candidatos que foram aprovados em sua segunda opção poderão participar da lista de espera. Estes estudantes deverão acessar o seu boletim, na página do Sisu, e manifestar interesse. Posteriormente, as universidades terão novo prazo para informar as vagas disponíveis em seus próprios sites.
A participação na lista de espera só poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato. A convocação dos candidatos nesta "segunda chamada" é realizada diretamente por cada uma das instituições de ensino superior participantes do Sisu. Por isso, o candidato deverá acompanhar junto à própria universidade o andamento da lista de espera.
Resultado e matrículas dos aprovados pelo Sisu
O resultado do Sisu poderá ser consultado no boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e no telefone 0800-616161. A matrícula deverá ser realizada diretamente na instituição em que o aluno foi selecionado.
Documentos necessários
Para se inscrever no Sisu, o candidato precisará apenas do número de inscrição e senha cadastrados no Enem. Em caso de aprovação, os estudantes devem ficar atentos à documentação exigida pela universidade para a matrícula. Esta informação estará disponível no sistema, no momento de sua inscrição.
Sisu e Prouni: qual diferença?
O Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada. Através dele, instituições públicas - sem cobrança de mensalidade - selecionam alunos tendo como critério a nota do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
O Enem também é usado em outras ações do MEC, como o Ciência sem Fronteiras, o Fies e o Programa Universidade para Todos (Prouni). O Prouni concede bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e de baixa renda. 

Estude em Portugal com a nota do ENEM 2016. Conheçam as 13 Universidades portuguesas que aceitam ENEM 2016. Aqui:

Universidade da Madeira, em Portugal, vai aceitar a nota do Enem

Instituição de ensino será a 13ª a aceitar nota do Exame Nacional.
Situada na cidade Funchal, ela foi fundada há 28 anos.

Do G1, em São Paulo

A Universidade da Madeira (UMa) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) firmaram acordo para que a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seja aceita pela instituição na seleção de novos alunos. Com a medida, sobe para 13 o total de instituições de ensino em Portugal que utilizam o Enem.

“Temos o objetivo de apontar para mercados que tenham qualidade de ensino para os alunos. Neste caso, é o Brasil, colocando o Enem como porta de entrada”, disse o vice-reitor da UMa, José Manuel Rocha Teixeira Baptista.

De acordo com dados do MEC, a UMa é uma instituição pública fundada há 28 anos. Atende o arquipélago da Madeira e a zona Euro-Atlântica. Conta com cerca de 220 docentes, os quais cobrem mais de 18 áreas consolidadas. Situa-se na cidade do Funchal.

Universidades portuguesas que aceitam o Enem:
Universidade de Coimbra
Universidade do Algarve
Universidade de Aveiro
Universidade de Lisboa
Universidade do Porto
Instituto Politécnico da Guarda
Instituto Politécnico de Portalegre (IPP)
Instituto Politécnico do Porto (IPP)
Instituto Politécnico de Leiria (IPL)
Instituto Politécnico de Beja (IPBeja)
Instituto Politécnico de Barcelos (IPCA)
Instituto Politécnico de Coimbra
Universidade da Madeira (UMa)
Fonte: http://g1.globo.com/educacao/enem/2016/noticia/2016/03/universidade-da-madeira-em-portugal-vai-aceitar-nota-do-enem.html

Você já acessou?? MEC lança 'Hora do Enem', programa de TV e plataforma de estudos. Saiba tudo aqui:

Primeiro 'simulado oficial' foi realizado em 30 de abril.
Plataforma terá plano de estudos, segundo o MEC.

Gabriel LuizDo G1, em Brasília
O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta terça-feira (5) a "Hora do Enem", programa de TV e plataforma de estudos voltados para preparação de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O conteúdo poderá ser acessado pelo site horadoenem.mec.gov.br.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que as ações serão desenvolvidas por parceiros e os conteúdos não terão relação direta com o banco de dados ou com o que está em produção pelo Inep para as próximas provas do Enem.

"É uma parceria com o Sistema S. Os custos são todos dessa parceria", disse Mercadante, sem citar valores.
O programa diário de TV será feito com apoio de professores de quatro escolas (Descomplica, QG do Enem, FGV Ensino Médio e Pitágoras). Os programas começam em maio.
Já plataforma online usa em seu lançamento a estrutura do Geekie Games, ferramenta de simulado online também disponibilizada em anos anteriores pelo G1(veja mais detalhes abaixo). Nesta plataforma estarão simulados, planos de estudos e videoaulas.
Mercadante diz que as ações da "Hora do Enem" são voltadas especificamente para os 2,2 milhões de estudantes concluintes do ensino médio das redes públicas e privada.
Programas e plataforma
Os programas na TV da "Hora do Enem" serão transmitidos pela TV Escola e 40 emissoras parceiras (sobretudo educativas e comunitárias). A grade prevê matemática às segundas-feiras, ciências humanas às terças-feiras, linguagens às quarta-feiras, ciências da natureza às quintas-feiras, e redação às sextas-feiras.
Já a plataforma online de estudos - que incluirá simulados, planos de estudos e videoaulas - já está acessivel desde esta tarde. No site estudantes concluintes do 3º ano poderão se cadastrar e indicar suas metas.
A partir dos dados, o sistema do Geekie Games ajudará na montagem de um plano de estudos personalizado. Na plataforma também estarão disponíveis exercícios, quatro simulados neste ano e 600 videoaulas.
  •  
SIMULADOS DO ENEM

Hora do Enem terá simulado em:

- 30 de abril
- 25 de junho
- 13 de agosto
- 8 e 9 de outubro
O conjunto de videos online foi apelidado pelo ministro Mercadante de MECFlix e estará disponível a partir de 30 de abril. "Em vez de ver filme no Netflix, que ele venha estudar no MECflix", brincou o ministro.
Mercadante ressaltou que o 1º "simulado oficial" vai ser realizado em 30 de abril. Além dele, mais três serão realizados ao longo do ano: 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro.
As inscrições já estão abertas: quem acessa o site da "Hora do Enem" é direcionado para o cadastro dentro do ambiente do Geekie Games.

Diferentemente do que ocorria com usuários anteriores do Geekie Games, agora ao fazer o cadastro o estudante precisa informar o CPF para ter direito a uma licença gratuita do "Geekie Games Pro", ambiente no qual serão desenvolvidas as atividades da "Hora do Enem". O aluno terá que informar os dados pessoais, inclusive o nome da escola para que os dados sejam validados.
Para poder limitar o acesso, Mercadante disse que o sistema tem os dados dos estudantes concluintes do 3º ano do ensino médio e somente para eles o acesso ao conteúdo será liberado.
Não há nenhuma relação entre o banco de itens do Enem e o banco do simulado. (...) Dá para ter uma relação muito próxima com o que é o Enem"
Aloizio Mercadante,
ministro da Educação
Diferença de conteúdo
Mercadante declarou que não há risco de estudantes que não participarem dos simulados ficarem em desvantagem em relação aos outros.
Segundo ele, o banco de dados do Enem é sigiloso e não é compartilhado com o sistema da "Hora do Enem".
"Não há nenhuma relação entre o banco de itens do Enem e o banco do simulado", afirmou Mercadante, ressaltando que o principal ponte em comum é o uso da metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), usada nas correções do exame. "Dá para ter uma relação muito próxima com o que é o Enem", disse.

O ministro ainda afirmou que que o MEC vai tentar introduzir a prova de redação nos simulados. No entanto, ele não deu data para isso.
Participantes sem acesso à internet
Segundo o MEC, quem não tem computador e acesso à internet poderá se inscrever, entre 11 e 15 de abril, em uma das 120 mil vagas para fazer o simulado em uma universidade federal ou entidades parceiras. "Essa experiência pode nos permitir, no futuro, fazer o Enem online", avalia Mercadante.
O ministro se mostrou otimista com possíveis incrementos no resultados dos participantes da "Hora do Enem" nas notas do exame. "Quem estudar duas horas e meia por dia neste sistema, vai melhorar, em média, 30% na nota do Enem", afirmou Mercadante.
'Que horas ela volta'
Ao apresentar o programa, a presidente Dilma Rousseff citou o filme "Que horas ela volta", de Ana Muylaert, em alusão à personagem Jéssica, filha de uma empregada doméstica que luta para entrar na universidade.
"A Hora do Enem é um programa para as Jéssicas, homens e mulheres, do nosso país", afirmou Dilma.

Para Dilma, o projeto é um “passo importante” na história do Enem. “O simulado permite a gente assegurar a todos oportunidades semelhantes, melhorar o desempenho das pessoas que não vão poder pagar um curso especifico”, disse a presidente.
PARA QUE SERVE O ENEM?
Criado para avaliar os conhecimentos dos estudantes que concluíram o ensino médio, a prova agora também substitui vestibulares no acesso a instituições federais de ensino superior. No entanto, essa não é sua única função.

As notas do Enem são usadas por quem tem mais de 18 anos para obter a diploma do ensino médio. Também são exigidas para o candidato que pretende uma bolsa de estudos pelo ProUni ou financiamento estudantil pelo Fies.
O Ciência sem Fronteiras é outro programa federal que pede boas notas no exame nacional como critério de seleção.
Veja abaixo as funções do Enem e suas regras:
SELEÇÃO PARA UNIVERSIDADES
As notas do Enem são usadas para selecionar alunos para as vagas em universidades federais e outras instituições de ensino.
As universidades podem usar o Enem como único método de seleção, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou fazer uma combinação entre as notas do Enem e seu vestibular próprio. O Sisu já recebeu a adesão da maioria das universidades e institutos federais e, na última edição, ofereceu mais de 205 mil vagas.
PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI)
Para disputar uma bolsa de estudos do Prouni, que varia de 50% a 100% do curso de uma instituição de ensino superior privada, o candidato precisa ter obtido nota mínima de 450 pontos no Enem e não pode ter zerado a redação. Na última edição do programa, foram ofertadas 213.113 bolsas em 1.117 instituições.
FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES)
Estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010 e querem solicitar o Fies devem ter feito Enem, caso contrário, não poderão solicitar o benefício. A partir deste ano, o candidato precisa ter obtido 450 pontos no exame nacional e não pode ter zerado a redação.
Pelo Fies é possível financiar os cursos de graduação bem avaliados junto ao MEC. A taxa de juros é de 3,4% ao ano para todos os cursos. Ele pode ser solicitado pelo estudante em qualquer etapa do curso e em qualquer mês.
SELEÇÃO PARA ENSINO TÉCNICO (SISUTEC)
Quem estiver interessado em uma vaga gratuita de cursos técnicos oferecidos em instituições públicas e privadas pelo Sisutec deverá ter feito as provas do Enem. As notas no exame serão usadas para classificação dos concorrentes.
CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS
O programa do governo federal oferece bolsas de estudo para intercâmbios no exterior destinado a alunos de graduação e pós. Para participar da seleção de bolsas durante a graduação, é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2009 e conseguido a média mínima de 600 pontos. Os candidatos também são avaliados de acordo com seu aproveitamento acadêmico na universidade.
CERTIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
Quem tem no mínimo 18 anos e não concluiu o ensino médio pode conseguir a certificação por meio do Enem. A pontuação mínima é 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.
Fonte: http://g1.globo.com/educacao/enem/2016/noticia/2016/04/mec-lanca-hora-do-enem-programa-de-tv-e-plataforma-de-estudos.html

VESTIBULAR CEDERJ 2016.2. Veja o resultado dos aprovados pelo ENEM 2015 e próximas etapas do vestibular 2016.2:

Saiu o resultado dos aprovados pelo Enem no Vestibular Cederj 2016.2
Lista geral – Resultado aprovados pelo Enem – Vestibular 2016.2
Consulta Individualizada
ATENÇÃO AOS PRÓXIMOS PASSOS!
Para quem não foi aprovado pelo Enem e é candidato a cursos oferecidos pela UFRJ: Os candidatos a cursos oferecidos pela UFRJ, que não foram classificados pelo Enem, deverão acessar a consulta individualizada e imprimir o boleto bancário para pagar a taxa de inscrição do Vestibular de R$73, até as 14h desta quarta-feira, 18 de maio. Isso porque a isenção da taxa é exclusiva para aprovados pelo Enem (no caso dos concorrentes a cursos da UFRJ) – veja item 3.1.13 do Edital. Esses candidatos deverão fazer a prova marcada para o dia 4 de junho de 2016 (sábado). O local de prova será divulgado a partir do dia 30 de maio, na página do vestibular, juntamente com o cartão de confirmação de inscrição.
Para os demais candidatos que não foram aprovados pelo Enem (concorrentes a cursos NÃO oferecidos pela UFRJ):
Aqueles que não foram aprovados no Vestibular Cederj pelo Enem deverão também fazer a prova marcada para o dia 4 de junho de 2016 (sábado), a ser aplicada a todos os candidatos. O local de prova será divulgado a partir do dia 30 de maio, na página do vestibular, juntamente com o cartão de confirmação de inscrição.
Para quem foi aprovado pelo Enem:
Para os candidatos aprovados no Vestibular Cederj, que se classificaram pelo Enem, a matrícula será recebida somente nos dias 30 de junho e 01 de julho, das 10h às 19h, no polo para o qual foram aprovados. Será necessário levar os documentos detalhados no item 11 do Edital. É importante que os candidatos providenciem toda a documentação com antecedência, estando atentos ao detalhe de que apenas a ficha de inscrição será disponibilizada após o resultado final do Vestibular, em 28 de junho de 2016.
________________
Inscrições encerradas em 12/05/2016.
Edital Prorrogação das inscrições – Vestibular Cederj 2016.2
RESULTADO DE ISENÇÃO E COTAS:
Consulta relação geral, clique aqui
Consulta individualizada, clique aqui
Atenção: Todos os candidatos que solicitaram isenção da taxa de inscrição, independente do pedido aceito ou não, devem se inscrever normalmente no Vestibular Cederj até o dia 5 de maio. Aqueles que não obtiveram a isenção devem imprimir o boleto para pagamento da taxa.
Edital Isençao e Cotas 2016-2_
————-
Mais de 7 mil vagas para graduação a distância nas universidades públicas do RJ:
CEFET, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO.
Cursos: Administração, Administração Pública, Engenharia de Produção, Tecnólogo em Gestão de Turismo, Tecnólogo em Segurança Pública, Tecnólogo em Sistemas de Computação, além das Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Turismo.
Faça sua Inscrição, clique aqui.

Valor da taxa: 73,00
Acesse:
Edital retificador de vagas da UFRJ e UFF:
Edital Retificado – Completo_2016-2
Edital Retificador_alteração de vagas
Manual do Candidato – Vestibular 2016.2
_________________________________
Edital: Edital_VESTIBULAR 2016-2
Cronograma Vestibular 2016.2
Polos Cederj: o candidato deve escolher seu polo no ato da inscrição.
Onde tem Polo Cederj? clique aqui
Prova:
dia 04 de junho de 2016 (sábado) – presencial
Encerramento das inscrições Vestibular 2016.2:
dia 05 de maio de 2016
Material didático é distribuído gratuitamente.
O estudante recebe, gratuitamente, todo material didático na forma online e impressa e é avaliado em atividades presenciais (provas) e a distância, em datas e horários predeterminados.

Vagas de Tecnólogo em Segurança Pública:
As  vagas oferecidas para Tecnologia em Segurança Pública são destinadas somente a profissionais da ativa da Segurança Pública. Destas, 80% para Policiais Civis e Militares do Estado do Rio de Janeiro e as demais 20% a profissionais da ativa das seguintes categorias: Guardas Municipais, Agentes Penitenciários, Bombeiros, Policiais Rodoviários Federais, Policiais Federais, membros das Forças Armadas, Agentes Portuários e Policiais Civis e Militares de outros estados da federação.
Saiba mais sobre o aprendizado em EAD do Cederj
Por meio do modelo semipresencial de ensino, o Cederj proporciona ao aluno um ambiente virtual de aprendizagem e acesso aos tutores para apoio direto ao conteúdo das matérias. Os estudantes são incentivados a participar das atividades propostas e assistidos na metodologia de educação a distância (EAD), com ênfase na necessidade de se adquirir autonomia na aprendizagem. As avaliações presenciais ocorrem em datas e horários predeterminados. Quanto a eventuais dúvidas, os universitários também podem tirá-las por telefone (0800) ou pela internet.
————–
RESULTADO DE ISENÇÃO E COTAS: dia 20 de abril
A isenção da taxa é concedida mediante avaliação financeira do candidato, conforme o edital.
Edital Isençao e Cotas 2016-2_
Inscrições se encerraram em 27 de março/2016
Fonte: http://cederj.edu.br/vestibular/cederj2016-2/

Game inspirado em poker ajuda na preparação para o ENEM. Baixe versão de estudo para smartphones aqui:

Jogo criado no Espírito Santo tem questões de vestibulares de todo o Brasil.
Versão para celulares foi lançada e pode ser baixada na Play Store.

Viviane MachadoDo G1 ES

Jogo desenvolvido por empresa capixaba ajuda a estudar para o Enem (Foto: Divulgação/ BluePixel)Jogo desenvolvido por empresa capixaba ajuda a estudar para o Enem (Foto: Divulgação/ BluePixel)
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminam nesta sexta-feira (20), mas quem precisa estudar para a prova já tem uma nova alternativa. O “Eu me garanto”,  jogo desenvolvido pela empresa capixaba BluePixel, lançou uma versão para celulares.
Um dos idealizadores do jogo, Rafael “Lontra” Teixeira, explica que o game foi inspirado em jogos de baralho, como o poker, em que os estudantes são desafiados a responderem perguntas de questões dos vestibulares de todo o Brasil.
“O jogo remete ao poker, só que buscamos trazer elementos da educação. A dinâmica do jogo permite que os usuários interajam. É importante dizer que esse é o diferencial. Até cinco pessoas podem jogar ao mesmo tempo. Existem algumas ferramentas que preparam para o Enem, mas a nossa é multiplayer, gera essa interatividade maior”, explicou um dos Rafael.
A plataforma está disponível na internet há três meses, mas em maio os usuários também puderam baixar o aplicativo em celulares com sistema Android. “Vimos a necessidade de também fazer um aplicativo. Os jovens querem baixar coisas, a ordem do momento é download de aplicativo. Hoje qualquer um consegue acessar o site pelo celular, mas mesmo assim é legal ter um app, é um mais um meio para divulgar”, disse.
Rafael explicou ainda que a ferramenta ainda é uma versão Beta, ou seja, recebe atualizações constantes. “O interessante é que a gente recebe muito retorno dos usuários. É com a ajuda deles, na conversa com os usuários, que conseguimos melhorar o jogo. Seguindo a demanda de quem usa”.
Sobre a resposta do público, Rafael afirma que não são só os estudantes que gostam da plataforma, professores também a utilizam. “A gente está divulgando muito em escolas, estamos em parceria com o Sesi para poder usar em todas as escolas Sesi do país. Ouros educadores também procuram a gente para aplicar o mesmo modelo do jogo em outras frentes, como preparação para o Enade e concursos públicos”, contou.
Em janeiro, o aplicativo foi apresentado em um evento na Alemanha, um convite do Fraunhofer Institute, sediado em Leipzig. “Esse instituto de educação alemã se interessou a desenvolver o jogo para imigrantes na Alemanha aprenderem a língua e a cultura do país. Ainda não desenvolvemos o projeto, mas estamos em negociação.
Para os interessados em conhecer o game,  o ‘Eu Me Garanto’ pode ser acessado pelo site www.eumegaranto.com.br ou baixado na loja de aplicativos Play Store, dos dispositivos Android.
Fonte: http://g1.globo.com/espirito-santo/educacao/noticia/2016/05/game-inspirado-em-poker-ajuda-na-preparacao-para-o-enem.html