segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

UNIVERSIDADE DE COIMBRA, PORTUGAL ACEITA NOTAS DO ENEM 2014 E 2015. SAIBA AQUI COMO SE CANDIDATAR:

Verifique se tem as notas no ENEM necessárias para se candidatar


A partir de março de 2014, a UC passou a aceitar os resultados do ENEM no seu processo seletivo de graduação e, em 26 de maio do mesmo ano, formalizou a utilização desses resultados ao abrigo de um protocolo estabelecido com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasil). Ao abrigo desse protocolo o INEP faculta à UC o acesso à base de dados do ENEM para efeitos de validação de resultados dos candidatos ao processo selectivo da UC.
ENEM: como usá-lo na candidatura à UC?
A UC aceita candidaturas de estudantes brasileiros que fizerem o ENEM em 2016 ou que o tenham feito nos 3 anos anteriores (2015, 2014 ou 2013) e que tenham diploma do Ensino Médio.
Como funciona?
Para entrar no ensino superior português, os estudantes têm que fazer prova de ter um conjunto de conhecimentos que são avaliados por exames nacionais. Conforme referido acima, a partir de 2014, a UC passou a utilizar as notas do ENEM. As notas do ENEM têm pesos diferentes para cada curso, assim como pode ser consultado na tabela de ponderação.
Verifique se pode se candidatar:
Para verificar se sua nota do ENEM atende aos requisitos mínimos para se candidatar a uma graduação na Universidade de Coimbra, siga os seguintes passos:
1º - Calcule a média geral das suas notas no ENEM, assim:
Áreas de conhecimento analisadas
C HUM Ciências Humanas e suas Tecnologias
C NAT Ciências da Natureza e suas tecnologias
LING Linguagens, Códigos e suas tecnologia
MAT Matemática e suas tecnologias
RED Redação
Média das notas no ENEM: (RED+MAT+C NAT +C HUM+LING)/5
Alguns cursos referem esta nota como a “Nota Global do ENEM”
2º - Confirme quais as áreas de conhecimentos verificadas para os cursos que deseja candidatar-se:
A lista de cursos com as áreas de conhecimento verificadas para cada um, você pode acessar aqui.
Note que para alguns cursos não serão utilizadas todas as notas do ENEM, somente aquelas que se aproximam dos conteúdos exigidos no sistema português.
Depois que escolher os cursos que deseja se candidatar, basta verificar se as suas notas do ENEM atingem os requisitos mínimos para efectivar esta candidatura.
Exemplo 1: curso de Direito
Ponderação: Redação (RED): 45%, Ciências Humanas e suas tecnologias (C HUM): 45%, Nota Global do ENEM (NG ENEM): 10%
             Nota = (RED*45+C HUM*45+NG ENEM*10)/100
Exemplo 2: curso de Engenharia Civil
Ponderação: Matemática e suas Tecnologias (MAT): 45% + Ciências da Natureza e suas Tecnologias (C NAT): 45% + Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (LING): 5% + Redação (RED): 5%
            Nota = (MAT*45+C NAT*45+LING*5+RED*5)/100
3º - Converta a nota para a escala de notas portuguesa:
Para saber se sua nota efectivamente lhe permite candidatar aos cursos desejados na UC, faça a conversão para a escala de 0 a 200 (escala de notas portuguesa), veja como:
           Nota Final = Nota * 200/1000
Se esta Nota Final for igual ou acima de 120, então poderá apresentar sua candidatura à UC aos cursos que escolheu.
Observação: esta nota final significa que tem os requisitos mínimos para candidatura, a fase de seleção dos candidatos acontece posteriormente.
Exemplo com simulação de verificação se a nota do ENEM atende aos requisitos mínimos para candidatura, usando como base os cursos de Direito e Engenharia Civil:
C HUM 760
C NAT 450
LING 630
MAT 500
RED 960
Nota ENEM: (960+740+650 +760+630)/5 = 660
Curso de Direito
Ponderação: Redação: 45%, Ciências Humanas e Suas tecnologias: 45%, Nota Global do ENEM: 10%
          Cálculo da Nota do curso de Direito: (RED*45+C HUM*45+NG ENEM*10)/100
          Nota curso de Direito: (960*45+760*45+660*10) /100
          Nota curso de Direito= 840
          Fórmula da Nota Final: 840*200/1000
          Nota Final= 168 (nota suficiente para candidatura ao curso)
Curso de Engenharia Civil
Ponderação: Matemática e suas Tecnologias: 45% + Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45% + Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 5% + Redação: 5%
         Cálculo da Nota do curso de Engenharia Civil:
         (MAT*45+C NAT*45+LING*5+RED*5)/100
         Nota do curso Engenharia Civil: (500*45+450*45+630*5+960*5)/100
         Nota do curso de Engenharia Civil = 507
         Fórmula da Nota Final: 507*200/1000
         Nota Final = 101,4 (nota insuficiente para candidatura ao curso)
Voltar à página inicial de Candidatura direta com ensino médio e ENEM   

SISU 2016: Primeira nota de corte do Sisu será divulgada às 9h de terça-feira. Saibam tudo aqui:

Distribuição por cursos e instituições pode ser vista no site do programa.
Inscrições vão até dia 14; vagas são para 131 instituições.

A primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2016 começou nesta segunda-feira (11). Entretanto, os candidatos precisarão esperar até a manhã de terça para conhecer a primeira divulgação das notas de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados).
Segundo o MEC, as notas de corte serão divulgadas nos dias 12, 13 e 14 de janeiro a partir de 9h. As inscrições no Sisu vão até as 23h59 (horário de Brasília) de quinta-feira (14).
(VEJA ABAIXO COMO FUNCIONA O SISU)
Serão 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. Os candidatos precisam ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, cujas notas foram divulgadas na sexta-feira (8), para poder fazer a inscrição.
Desde a semana passada, os interessados em se candidatar na primeira edição do Sisu de 2016 já podiam consultar as vagas disponíveis, com a distribuição por cursos e instituições, na página do programa (http://sisu.mec.gov.br/).
Aplicativo do Sisu
Neste ano, o MEC lançou um aplicativo para os sistemas Android, Windows e IOS. A ferramenta é voltada apenas para consulta de informações do programa, já que a inscrição é realizada exclusivamente no endereço eletrônico sisu.mec.gov.br.
O aplicativo, gratuito, oferece consultas a vagas disponíveis e uma calculadora eletrônica, que permite simular a classificação parcial. Ele também oferece uma agenda para datas de inscrição até a convocação da lista de espera.
Sisu abriu vagas para inscrição nesta segunda (Foto: Reprodução/Sisu)Sisu abriu vagas para inscrição nesta segunda (Foto: Reprodução/Sisu)

Como funciona o Sisu
Para disputar as vagas os candidatos precisam, necessariamente, ter participado da edição de 2015 do Enem e ter obtido nota na prova de redação que não seja zero.
CALENDÁRIO DO SISU 2016
Inscrições 11/1 a 14/1
Resultado - chamada regular 18/1
Matrículas 22/1, 25/1 e 26/1
Lista de espera 18/1 a 29/1
O Sisu é um sistema eletrônico gerenciado pelo MEC que seleciona os alunos, de acordo com o desempenho no Enem. O estudante pode se inscrever em até duas opções de vagas, por ordem de preferência.
Ao fazer sua inscrição, o candidato ainda precisa apontar se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas para Lei de Cotas ou às destinadas às demais políticas afirmativas da instituição selecionada.
Durante o período de inscrição, é possível verificar a nota de corte de cada curso e mudar a candidatura, otimizando as chances de aprovação.
Nota de corte
A nota de corte é a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados. O MEC alerta que ela "é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição."

Resultado
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro na página do Sisu e nas instituições de ensino superior.
As matrículas ocorrem nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Assim como na edição anterior, só haverá uma chamada.

Entre os dias 18 de janeiro e 29 de janeiro os candidatos que não foram convocados para sua primeira opção podem entrar na lista de espera. Caso sobrem vagas, as instituições poderão convocar os alunos dessa lista.

Pelo Sisu, os candidatos que fizeram o Enem disputam vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país.
USP adere ao Sisu
A Universidade de São Paulo (USP) vai exigir nota mínima de 700 pontos no Enem para os cursos Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Gestão Ambiental, Administração, Odontologia, Química, Medicina Veterinária e Zootecnia.
Confira quais as carreiras e unidades:
- Campus de Piracicaba: Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Gestão Ambiental.
- Campus de Ribeirão Preto: Química (Integral- Matutino/Vespertino e noturno), Administração (noturno e matutino), Odontologia (Integral-Matutino e Vespertino)
- Campus Pirassununga: Medicina Veterinária, Zootecnia.
Nesses cursos, o aluno deverá ter conseguido os 700 pontos na Redação e em todas as provas (Matemática; Linguagens, Códigos; Ciências Humanas e Ciências da Natureza).
Essa é a primeira vez que universidade adere ao Sisu. A instituição decidiu que 1.499 das 11.057 vagas do vestibular 2016 serão preenchidas por meio da nota do Enem 2015. Alguns dos cursos mais concorridos, como medicina em São Paulo, audiovisual e engenharia, ficaram de fora da adesão ao Enem.
Fonte: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2016/01/primeira-nota-de-corte-do-sisu-sera-divulgada-9h-de-terca-feira.html