terça-feira, 31 de outubro de 2017

Enem: oito dicas para tirar 1.000 na redação

Estudantes que já alcançaram a nota máxima no exame falam sobre treino, revisão e intertextualidade

RIO - Desde quando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a utilizar a Teoria de Respostas ao Item (TRI), os candidatos perderam o gostinho de dizer que tiraram a nota máxima em uma prova das áreas de conhecimento, a pontuação 1.000. Mas, a redação sacia essa vontade - ainda que para poucos. Para ajudar os estudantes que almejam estar onde somente 71 estiveram no ano passado, O GLOBO entrevistou duas alunas que tiraram 1.000 na redação para darem dicas.

Desiree Abbade, de 18 anos, atualmente estuda Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mas este grande sonho só foi conquistado após muita dedicação.
- Quando comecei a estudar, as minhas notas de redação não estavam altas. Decidi fazer dois textos por semana. Ia até a monitoria que tinha no colégio e pedia para corrigirem a minha redação. Eu ficava do lado vendo o que tinha errado e perguntando como podia melhorar - lembra Desirre, que estudou no Colégio de A a Z, da Barra da Tijuca.
A nota cresceu, mas nem tanto quanto ela esperava. A solução foi, novamente, procurar orientação.
- Teve um momento em que comecei a só tirar notas perto dos 800, mas não passava de 900. Perguntei a um professor o que podia fazer para melhorar. Ele me falou para ser mais direta e desenvolver mais claramente minha proposta de intervenção. Quando fiz o Enem, achei que tinha ido bem, mas não achava que seria tanto
Já Sophia Martinelli, que também atingiu a pontuação máxima na prova, afirma que é necessário ter conhecimento sobre diferentes dados e autores, mas que o uso exaustivo deles pode ser prejudicial.
- Na edição de 2015, eu fiz a prova que falava de feminicídio. Eu sabia muitos dados e quis utilizá-los ao máximo. Isso acabou me atrapalhando. Não fui clara no texto. No ano seguinte, aprendi a lição e não me precipitei - conta Sophia.
Tal como Desiree, o treino foi fundamental para ela.
- Eu me preparei durante o ano todo, mas nada exagerado. Fazia textos duas vezes por semana, às vezes uma. - afirma Sophia que inicialmente levou um susto negativo quando foi ver sua nota na prova - Abri o site e vi aquele bando de zero. Achei que tinha zerado a redação, desviado do tema... Só depois entendi que eu tinha tirado 1000.
AS DICAS DE QUEM JÁ TIROU 1.000
1- Simplificar o texto e ser mais direto nos argumentos
2- Deslocar o conectivo de conclusão, não o colocar no início.
3- Variar conectivos para não ficar repetitivo
4- Ler redações de outros candidatos que tiraram notas boas
5- Ao estudar, começar com redação para não fazer já com cansaço
6- É necessário ter várias referências, tanto históricas quanto culturais e buscar intertextualidade
7- Se tiver alguém para corrigir, assista a correção do lado para ver os seus erros
8- Fazer um roteiro da escrita para se guiar durante a escrita

Nenhum comentário:

Postar um comentário